Resumo: Tipos de Pacotes EIGRP

Neste post vamos ver um pouco dos pacotes do protocolo de roteamento EIGRP: Hello, Update, Query, Reply e Acknowledge (ACK).

Antes de falar dos tipos de pacotes EIGRP, temos que falar do RTP (Reliable Transport Protocol) que é o protocolo de transporte utilizado pelo EIGRP para entrega e recebimento dos pacotes.

O protocolo RTP realiza a entrega de pacotes de forma confiável , quando exige uma confirmação do recebimento do pacote (incluindo a ordem de entrega dos pacotes),  mas ele também pode realizar essa entrega de forma não-confiável  (quando não exige um confirmação do recebimento).

Outra característica do RTP é que ele pode realizar as entregas dos pacotes como unicast ou multicast.

Voltando aos pacotes EIGRP…

HELLO: os pacotes do tipo HELLO são enviados via multicast (224.0.0.10) por todas as interfaces que estão ativas para descobrir os roteadores vizinhos que estão utilizando o protocolo EIGRP. Esse envio é realizado de forma não confiável, portando, não exige uma confirmação de recebimento.

UPDATE:  após os roteadores formarem a adjacência  todas as informações de rotas são trocadas  entre os  roteadores. Após  a finalização do processo de troca de informações, apenas as mensagens de atualização de roteamento serão trocadas entre os roteadores. Os pacotes UPDATE são enviados de forma multicast e exigem uma confirmação de recebimento.

Quando o UPDATE é requerido por um roteador específico, a mensagem será em formato unicast, mas se a mensagem update for requerida por múltiplos roteadores, tal como uma mudança na topologia, o update será em multicast. Mensagens de UPDATE trabalham sempre na entrega de forma confiável.

QUERY: Quando uma rota for perdida o roteador enviará pacotes QUERY para os seus vizinhos questionando se há rotas alternativas para o destino. Essa solicitação é realizada de forma multicast exigindo a confirmação de recebimento.

REPLY: pacotes REPLY é a resposta do pacote QUERY, onde o roteador vizinho informa se há uma rota alternativa para o destino, diferente dos pacotes QUERY,  os pacotes REPLY são enviados de forma unicast mas exigem também a confirmação de recebimento.

Tanto a mensagem de QUERY quanto de REPLY  são utilizadas pelo algoritmo DUAL.

ACKNOWLEDGE (ACK):  os pacotes do tipo ACK são as confirmações de recebimento dos pacotes citados acima com exceção do HELLO. Os pacotes ACK são sempre enviados de forma unicast.

Se um pacote em multicast é enviado de maneira confiável  mas um pacote ACK não é recebido por um roteador vizinho conforme esperado, o pacote será retransmitido mas dessa vez no formato unicast para esse roteador. Se um ACK não for recebido após 16 retransmissões unicast, o vizinho sera considerado como “dead”.

Referência:
Routing TCP/IP – Volume I, 2nd Edition – Jeff Doyle, Jennifer Carroll – Cisco Press

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *