IPv6 – Descoberta de Roteadores e Descoberta de Vizinhos

A comunicação entre hosts em uma rede local com o Protocolo IPv6 ocorre com a utilização de mensagens ICMPv6 para descoberta de dispositivos vizinhos no mesmo segmento. O assunto gerou uma discussão bastante saudável em um curso de IPv6 que participamos promovido pelo NIC.br na cidade de SP.

Para o protocolo IP versão 6 foram atribuídas funções importantes ao ICMPv6 que combinam as atividades de protocolos como o ARP, ICMP Router Discover, ICMP Redirect e etc, além de adicionar novos métodos não existentes na versão anterior do protocolo IP. A facilidade de comunicação entre equipamentos é muito pratica e em determinados cenários dispensa configuração.

A eliminação de  endereços broadcast para descoberta de dispositivos da mesma sub-rede para o IPv6 foram substituídas por mensagens com endereços Multicast como All-Routers, All-nodes, Solicited-Node, etc.

Para a comunicação entre dispositivos na LAN são utilizada as mensagens NS (Neighbor Solicitation, ICMPv6 tipo 135) e NA (Neighbor  Advertisement, ICMPv6 tipo 136) para mapeamento de endereço de rede e da camada de enlace.

Para a auto-configuração chamada de stateless de endereços globais (únicos, com acesso a Internet) para dispositivos da LAN, são utilizadas mensagens RS (Router Solicitation , ICMPv6 tipo 133) e RA (Router Advertisement, ICMPv6 tipo 134). Nesse caso o roteador encaminhará o prefixo de rede no segmento e os dispositivos interessados “anexarão” dinamicamente porção de host (gerada do endereço MAC ou aleatóriamente para criar seu endereço global IPv6).

Os protocolos de descoberta de vizinhos e descoberta de roteadores traz a possibilidade de cenários como a automação residencial onde todos os equipamentos de uma casa conversam entre si e possuem acesso a Internet.

Como uma imagem vale mais do que mil palavras, segue um desenho explicativo para a troca de mensagens de solicitação de vizinhos e de roteadores elaborados na época pelo Adilson Florentino no curso de IPv6 e rabiscado abaixo. 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *